Desenvolvemos soluções inovadoras para regeneração óssea em diferentes áreas de aplicação.

O QUE DIFERENCIA OS PRODUTOS BIOCERAMED?

Fosfatos de Cálcio

Os fosfato de cálcio são utilizados como substitutos ósseos devido à sua semelhança com a parte mineral do osso natural, sendo reconhecidos, dissolvidos e remodelados como novo tecido ósseo. Estes substitutos sintéticos são altamente osteocondutores, formando uma forte ligação ao osso nativo, proporcionando o ambiente adequado para o processo de remodelação. Diferentes fosfato de cálcio com diferentes composições químicas têm diferentes taxas de dissolução e taxas de degradação. De um modo geral, a hidroxiapatita densa (HA) é não degradável ou é lentamente degradável, o fosfato tricálcico (TCP) é degradável e os fosfatos de cálcio bifásicos contendo HA e TCP possuem propriedades intermédias.

A Bioceramed produz o HA e as misturas bifásicas de matérias-primas HA e TCP, usadas nos seus produtos.

Quitosano

k-IBS® e Neocement® também incorporaram em sua composição o quitosano, um polissacarídeo amplamente utilizado no para reparação do osso, uma vez que foi demonstrado que promove o crescimento de células osteoblásticas.

As propriedades biológicas do quitosano também incluem boa biocompatibilidade e biodegradabilidade, bem como propriedades analgésicas, hemostáticas, antimicrobianas e antioxidantes. Essas propriedades provêm da presença de grupos amino que conferem sua natureza positiva (catiónica).

INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO

Acreditamos que ser uma empresa criadora de conhecimento contribui não apenas para o sucesso coletivo da empresa, mas também para o crescimento pessoal individual.
 

A Bioceramed desenvolve continuamente novas soluções para a regeneração óssea e tem contribuído como parceiro ativo em diversos projetos académicos com diversas universidades e institutos de investigação.
 

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

​CartHeal

O projeto CartHeal (2018 - 2021) tem com objetivo contribuir para o desenvolvimento de um novo conceito de próteses da anca com maior durabilidade e contendo fármacos que trará grandes benefícios aos doentes: 1- Reduzirá a necessidade de revisões, 2- Facilitará a recuperação no pós-operatório, reduzindo a administração sistémica de fármacos e consequentes efeitos colaterais.

​ANTInfect

Este projecto visa desenvolver um sistema teranóstico para prevenir / tratar infecções associadas a feridas problemáticas, nomeadamente em doentes com vascularização comprometida (como doentes diabéticos) e feridas infectadas com microrganismos multi-resistentes.

PROJETOS CONCLUÍDOS

STEReoSTRAT

https://sites.google.com/view/stereostrat/home?authuser=0

 

O projeto STEReoSTRAT (PTDC / CTM-BIO / 3640/2014, com início em julho de 2016), apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), visa estudar o efeito dos métodos convencionais e novos métodos de esterilização nas propriedades e desempenho dos fármacos carregados hidrogéis para aplicações biomédicas. Envolve a otimização dos procedimentos de esterilização, bem como a modificação dos hidrogéis, a fim de aumentar sua resistência a eventuais efeitos nocivos da esterilização e garantir um adequado comportamento de libertação do fármaco.

SurfLenses

https://surflenses.wixsite.com/surflenses

O projeto SurfLenses (janeiro de 2014 a março de 2017), apoiado pela rede europeia M-ERA.NET, teve como objetivo desenvolver novos sistemas eficientes com taxa controlada de libertação de fármacos, para o tratamento / profilaxia de doenças oculares e infecções pós-cirúrgicas . Foram seguidas várias estratégias, sendo dada particular atenção à modificação de revestimento / superfície de materiais de lentes oftálmicas carregadas com fármacos para lentes de contacto e lentes intra oculares.

BIOHYBRID

O consórcio BIOHYBRID (2011 - 2015) foi desenvolvido com o objetivo geral de desenvolver um dispositivo inovador para o tratamento regenerativo de lesões de nervos periféricos. Este consórcio foi constituído por três PME, bem como seis parceiros académicos reconhecidos nas áreas científicas de interesse do projeto.

Rua José Gomes Ferreira nº 1 - Armazém D
2660-360 São Julião do Tojal | Loures

PORTUGAL

 +351 210 966 988

©  Bioceramed 2020 - Todos os direitos reservados