Desenvolvemos soluções inovadoras para regeneração óssea em diferentes áreas de aplicação.

O QUE DIFERENCIA OS PRODUTOS BIOCERAMED?

Fosfatos de Cálcio

Os fosfatos de cálcio são utilizados como substitutos ósseos devido à sua semelhança com a parte mineral do osso natural, sendo reconhecidos, dissolvidos e remodelados como novo tecido ósseo. Estes substitutos sintéticos são altamente osteocondutores, formando uma forte ligação ao osso nativo, proporcionando o ambiente adequado para o processo de remodelação. Diferentes fosfatos de cálcio com diferentes composições químicas têm diferentes taxas de dissolução e taxas de degradação. De um modo geral, a hidroxiapatita densa (HA) é não degradável ou é lentamente degradável, o fosfato tricálcico (TCP) é degradável e os fosfatos de cálcio bifásicos contendo HA e TCP possuem propriedades intermédias.

A Bioceramed produz o HA e as misturas bifásicas de matérias-primas HA e TCP, usadas nos seus produtos.

Quitosano

Neocement® incorporara na sua composição o quitosano, um polissacarídeo amplamente utilizado para reparação do osso, uma vez que foi demonstrado que promove o crescimento de células osteoblásticas.

 

O quitosano é biocompatível, biodegradável, e apresenta propriedades analgésicas, hemostáticas, antimicrobianas e antioxidantes. Essas propriedades provêm da presença de grupos amino que conferem sua natureza positiva (catiónica).

INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO

Acreditamos que ser uma empresa criadora de conhecimento contribui não apenas para o sucesso coletivo da empresa, mas também para o crescimento pessoal individual.
 

A Bioceramed desenvolve continuamente novas soluções para a regeneração óssea e tem contribuído como parceiro ativo em diversos projetos académicos com diversas universidades e institutos de investigação.
 

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

​CartHeal

O projeto CartHeal (2018 - 2021) tem com objetivo contribuir para o desenvolvimento de um novo conceito de próteses da anca com maior durabilidade e contendo fármacos que trará grandes benefícios aos doentes: 1- Reduzirá a necessidade de revisões, 2- Facilitará a recuperação no pós-operatório, reduzindo a administração sistémica de fármacos e consequentes efeitos colaterais.

​ANTInfect

Este projecto visa desenvolver um sistema teranóstico para prevenir / tratar infecções associadas a feridas problemáticas, nomeadamente em doentes com vascularização comprometida (como doentes diabéticos) e feridas infectadas com microrganismos multi-resistentes.

ORAiDEA

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de implantes dentários revestidos por filmes microestruturados e nanoestruturados que permitam a resolução de problemas, nomeadamente as infeções peri-implantares, cada vez mais comuns e que podem levar à perda dos implantes e à necessidade de cirurgias adicionais.

NANOSANO

Desenvolvimento de um desinfetante - spray - contendo nano-partículas de quitosano que permita desinfetar as superfícies e fornecer uma proteção extensa, mesmo após a evaporação do desinfetante.

PROJETOS CONCLUÍDOS

STEReoSTRAT

https://sites.google.com/view/stereostrat/home?authuser=0

 

O projeto STEReoSTRAT (PTDC / CTM-BIO / 3640/2014, com início em julho de 2016), apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), visa estudar o efeito dos métodos convencionais e novos métodos de esterilização nas propriedades e desempenho dos fármacos carregados hidrogéis para aplicações biomédicas. Envolve a otimização dos procedimentos de esterilização, bem como a modificação dos hidrogéis, a fim de aumentar sua resistência a eventuais efeitos nocivos da esterilização e garantir um adequado comportamento de libertação do fármaco.

SurfLenses

https://surflenses.wixsite.com/surflenses

O projeto SurfLenses (janeiro de 2014 a março de 2017), apoiado pela rede europeia M-ERA.NET, teve como objetivo desenvolver novos sistemas eficientes com taxa controlada de libertação de fármacos, para o tratamento / profilaxia de doenças oculares e infecções pós-cirúrgicas . Foram seguidas várias estratégias, sendo dada particular atenção à modificação de revestimento / superfície de materiais de lentes oftálmicas carregadas com fármacos para lentes de contacto e lentes intra oculares.

BIOHYBRID

O consórcio BIOHYBRID (2011 - 2015) foi desenvolvido com o objetivo geral de desenvolver um dispositivo inovador para o tratamento regenerativo de lesões de nervos periféricos. Este consórcio foi constituído por três PME, bem como seis parceiros académicos reconhecidos nas áreas científicas de interesse do projeto.